Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mais uma vez

Mais de 30 imigrantes morrem em dois naufrágios na costa da Turquia

Guarda costeira turca carrega corpo de um menino que estava entre os imigrantes que morreram afogados nesta segunda-feira (8) | STR/AFP
Guarda costeira turca carrega corpo de um menino que estava entre os imigrantes que morreram afogados nesta segunda-feira (8) (Foto: STR/AFP)

Ao menos 33 imigrantes morreram nesta segunda-feira (8) em dois naufrágios no Mar Egeu, na costa da Turquia, informou a agência de notícias “Dogan”. O primeiro caso ocorreu na província de Izmir, no Oeste do país, e deixou 11 vítimas. Outras 22 pessoas perderam a vida na segunda tragédia, na província de Balikesir.

Segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM), só em janeiro 368 pessoas morreram na arriscada travessia pelo Mediterrâneo na tentativa de chegar à Europa, enquanto o continente tenta buscar resposta para o fluxo que não para de crescer. Nem mesmo o inverno europeu e as restrições impostas pelos países, muitos deles com controles temporários nas fronteiras, impediram os imigrantes de se aventurarem nas viagens organizadas por traficantes e contrabandistas a partir da Turquia.

Segundo a ONU, mulheres e crianças estão entre os que mais buscam refúgio na Europa: 60% do total. A Grécia e a Itália são os países que mais receberam pessoas. Mas a imensa maioria dos migrantes e refugiados não fica nos países de chegada. Seu objetivo é seguir para os países mais ricos do centro e norte da Europa, como a Alemanha, onde tentam conseguir asilo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.