| Foto: Reuters

Ele veio à América do Sul — e ao Brasil — em 2011. Arriscou algumas palavras em português e prometeu que as relações com o continente estariam no topo da agenda da Casa Branca.

CARREGANDO :)

Na prática, as mudanças foram poucas, mas se os brasileiros pudessem ir às urnas na eleição presidencial dos EUA, Barack Obama, ficaria aliviado: 93% da população votariam nele, contra apenas 7% de eleitores do candidato opositor, o republicano Mitt Romney.

É o que revela uma pesquisa realizada em 32 países pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Mar­­ket Research (WIN).

Publicidade

A enquete internacional ouviu 26.014 pessoas entre os dias 20 de agosto e 5 de setembro. E ntre todos os entrevistados que votariam em um dos dois candidatos (63% da população mundial), 81% escolheriam Obama — contra apenas 19% favoráveis a Romney.

No Brasil, foram ouvidas 1.006 pessoas. Para 54% delas, a eleição americana é de importância vital e 28% justificaram a escolha por Obama devido à "competência" dele.

O endosso brasileiro vem­­ no rastro da reativação­­ do Partido Democrata no Bra­­sil, um braço do grupo De­­mocrats Abroad. Desde março, o núcleo aumentou em 25% o número de sócios no­­ país, chegando a quase 600­­ integrantes.

Na eleição fictícia, os números mostram um popular Obama na Europa em crise. Na Islândia, 98% votariam nele. E na Holanda, Portugal e Alemanha esse porcentual é de nada menos que 97%.