Mais de metade dos adultos dos Estados Unidos usaram a Internet para participar da eleição de 2008, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (15). Foi a primeira vez que esse limite foi superado.

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Cerca de 55 por cento procuraram notícias políticas na rede, pesquisaram as posições de candidatos, debateram questões ou participaram de alguma forma da eleição pela Internet, segundo o Projeto Vida Americana e Internet, do Instituto Pew.

Novas formas de comunicação virtual, como blogs, sites de relacionamento e sites de vídeos tiveram um papel relevante, de acordo com a ONG.

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Outras conclusões:

- 43 por cento dos usuários da internet assistiram a vídeos online relacionados com política e eleição;

- 33 por cento dos usuários compartilharam conteúdo político com outrem;

- 52 por cento dos usuários de redes sociais as usaram para fins políticos.

A Internet cresce constantemente como fonte de noticiário político desde 2000, quando 11 por cento dos eleitores iam à rede para se atualizar. Em 2008, foram 26 por cento.

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Entre os eleitores jovens e os usuários de banda larga, a Internet já supera a mídia tradicional (rádio, TV, jornais), segundo a pesquisa.

O candidato democrata Barack Obama usou a Internet para mobilizar um exército de voluntários que o ajudou a derrotar o republicano John McCain no pleito de 4 de novembro.

Os seguidores de Obama tendiam a ser mais engajados na rede do que os de McCain, segundo o estudo. Enquanto 26 por cento dos eleitores obamistas ativos na Internet postavam seu próprio conteúdo e ideias num fórum online, apenas 15 por cento dos simpatizantes do republicano participavam, por exemplo.

O instituto Pew entrevistou 2.254 adultos entre 20 de novembro e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

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