Os candidatos à nomeação republicana para as eleições presidenciais dos Estados Unidos se enfrentarão novamente na noite deste sábado em mais um debate, antes das primárias de terça-feira (10) em New Hampshire, com Mitt Romney como favorito nas pesquisas.
O debate será realizado no campus da universidade Saint Anselm College em Manchester, capital do pequeno estado de New Hampshire (nordeste), onde acontecerá a primeira eleição primária do amplo processo de seleção do rival de Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.
O encontro reunirá os candidatos pela primeira vez desde o "caucus" (assembleia de eleitores) de Iowa (centro), vencidas por Romney, ex-governador de Massachusetts.
Segundo uma pesquisa da NBC-Marist, Romney lidera amplamente a intenção de voto em New Hampshire com 42%, seguido pelo libertário Ron Paul com 22% e o conservador Rick Santorum com 13%, cuja campanha recebeu um forte impulso depois de ficar em segundo lugar, por causa de oito votos de diferença de Romney em Iowa.
Romney, o candidato republicano mais moderado, que ainda luta para convencer a base do partido, chega na noite deste sábado como um dos favoritos, o que provavelmente o transformará em alvo dos ataques de seus adversários.
"Estou pronto para enfrentar tudo o que se colocar no meu caminho. É preciso suportar o peso das acusações neste trabalho", disse o multimilionário Romney em uma entrevista na Bloomberg TV.
O debate da noite de sábado, assim como um segundo previsto para domingo pela manhã, será muito agressivo, disse Larry Sabato, professor de ciências políticas da Universidade de Virgínia (leste), argumentando que "se Romney ganhar em New Hampshire, pode ser impossível detê-lo".
Além de Romney, Santorum e Paul, também participarão do debate o ex-presidente da Câmara de Deputados Newt Gingrich, o governador do Texas Rick Perry, que não se apresentará em New Hampshire para concentrar-se nas primárias na Carolina do Sul, dia 21 de janeiro, e o ex-embaixador de Obama na China, Jon Huntsman, que competem pela candidatura republicana.
- Navio de guerra dos EUA resgata iranianos reféns de piratas
- Obama pede que empresas dos EUA tragam empregos para casa
- Obama reitera compromisso de recuperar economia e proteger classe média
- Novo livro cita tensões entre Obama e Michelle sobre rumos do governo
- Chávez nomeia ministro acusado pelos EUA de ter ligação com o tráfico
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião