O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela continua em estado crítico mas estável, anunciou nesta terça-feira (9) o governo, minutos depois que um de seus netos afirmou que o avô, que completará 95 anos no dia 18, "responde quando falam com ele".
"O ex-presidente Nelson Mandela continua em estado crítico, embora estável, no hospital de Pretória onde está recebendo tratamento desde 8 de junho de 2013", assinala o boletim da Presidência, o primeiro desde quinta-feira passada à noite.
Ndaba Mandela, um dos netos do ícone da luta contra o "apartheid", fez hoje um apelo a "comemorar a vida" de seu avô por ocasião de seu aniversário.
"Está mais vivo que nunca", disse Ndaba Mandela, que pediu deixar de lado a "tristeza" para "festejar" que Madiba - como o ex-presidente é conhecido em seu país - "continua conosco", informou hoje o jornal sul-africano The Star.
Por sua vez, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, agradeceu em nota oficial de hoje o "apoio e as orações" por Madiba.
"Muitos grupos e indivíduos se reuniram (em frente ao hospital) com dignidade, respeitando a privacidade de Madiba, de outros pacientes, de suas famílias e do pessoal do hospital", afirmou Zuma no texto.
"Apreciamos também os serviços religiosos (por Mandela) em todo o país. Damos as graças também à comunidade internacional por suas contínuas mensagens de apoio a Madiba e a sua família", acrescentou o chefe do Estado.