O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, continua em estado "crítico, mas estável", anunciou nesta quinta-feira (4) a Presidência da África do Sul.
"Madiba está recebendo o melhor cuidado médico por parte de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde que estão a seu lado o tempo todo", disse o presidente, Jacob Zuma, em nota oficial.
Após visitar Mandela hoje no hospital de Pretória onde está internado desde o último dia 8, Zuma agradeceu à "nação e à comunidade internacional por seu apoio contínuo".
O chefe do Estado voltou a pedir a "todos os sul-africanos" que celebrem no próximo 18 de julho o 95º aniversário de Madiba dedicando 67 minutos a trabalhos solidários ou comunitários, para comemorar os 67 anos que o ícone da luta contra o "apartehid" passou lutando contra o regime racista.
Declarado em 2009 pela ONU como "Dia Internacional de Mandela", a data é festejada desde então na África do Sul e outros lugares de mundo desta forma simbólica.
Organizadas pelo Centro da Memória de Nelson Mandela, as atividades oficiais se concentrarão este ano na segurança alimentar, na ajuda aos sem-teto e na alfabetização, em uma quarta edição que tem como lema "Atue; inspire a mudança; faça de cada dia um 'Dia de Mandela'".