O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela foi internado em um hospital de Pretória após sofrer a recaída de uma infecção pulmonar, informou neste sábado o governo do país através de um comunicado, que exaltou que o "estado de Madiba (como é conhecido popularmente no país) é grave, mas estável".
"O ex-presidente está recebendo cuidados especiais dos médicos, que estão fazendo todo o possível para que ele melhore e esteja cômodo", acrescentaram as autoridades locais no comunicado.
Na mesma nota, o governo sul-africano ressaltou que o atual presidente, "Jacob Zuma, em nome da nação, deseja a Madiba uma rápida recuperação e pede à imprensa e aos cidadãos que respeitem a privacidade de Mandela e sua família".
Mandela, 94 anos, foi internado no último mês de março em um hospital do país pelo mesmo problema de saúde. Na ocasião, o ex-presidente foi tratado intensivamente durante dez dias, até que recebeu alta no dia 6 de abril.
Mandela vive entre Johanesburgo e Qunu, a cidade onde viveu sua infância, sob permanente vigilância medica. Sua última aparição pública se remonta à cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, quando a África do Sul era o país sede.