Londres O jornal britânico The Daily Telegraph anunciou ontem que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela promove uma iniciativa para que ex-líderes mundiais atuem como assessores na resolução de crises internacionais de longa duração, como Aids e guerras civis, em todo o mundo.
O grupo reunido por Mandela inclui os ex-presidentes americanos Jimmy Carter e Bill Clinton, além do arcebispo anglicano Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua contribuição na luta contra o apartheid.
Outros integrantes são o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan; a ex-presidente da Irlanda Mary Robinson, também Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos de 1997 a 2002; e o bengalês Muhammad Yunus, conhecido como o "banqueiro dos pobres", Prêmio Nobel da Paz 2006.
O projeto será apresentado na quarta-feira em Johanesburgo, capital da Africa do Sul. Segundo o jornal, a velha idéia se concretizou após uma reunião de Mandela com o fundador do grupo Virgin, Richard Branson, e o músico e ativista dos direitos humanos Peter Gabriel. Os dois também estarão presentes no lançamento da iniciativa.
Deixe sua opinião