Centenas de manifestantes marcharam pelo centro de Essen neste sábado enquanto ministros de finanças e banqueiros dos países integrantes do G7 se reuniam para discutir a economia mundial.

CARREGANDO :)

Cerca de 700 pessoas participaram de um protesto pacífico pelo centro da cidade industrial alemã, carregando faixas com mensagens como ``outro mundo é possível'', ``faça do capitalismo história e crie um novo mundo'', ``parem a OMC'' e ``proíba os fundos de investimento''.

Fundos de investimento, comércio e outros assuntos estão sendo discutidos há mais de dois dias nas conversas entre os países mais ricos do mundo, pertencentes ao Grupo dos Sete, e outros países emergentes de economias em franca expansão.

Publicidade

O grupo de manifestantes - que realiza a passeata a cerca de um quilômetro do hotel onde estão instalados os VIPs - possuía grande variedade de pessoas. O grupo era liderado por cerca de 50 jovens, vestidos com blusas pretas com capuz, e contava com a participação de alguns cidadãos sênior.

Havia forte presença policial, com soldados caminhando na frente, ao lado e atrás da multidão. A polícia vigiou a aproximação do hotel.

Na sexta-feira, um pequeno grupo de militantes concentrou-se próximo ao local das reuniões, de forma a continuar a pressão sobre os países ricos para que se comprometam a elevar a ajuda à África e dedicar 0,7 por cento do PIB para auxílios de desenvolvimento.

O G7 é composto pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Canadá. Brasil, Índia, China, México, Rússia e África do Sul foram convidados para as conversas de sexta-feira. A China e a Rússia estiveram envolvidas também nas discussões de sábado.