Centenas de manifestantes invadiram nesta sexta-feira (26) o prédio central do Instituto de Estudos Políticos de Paris, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da França, num protesto contra a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
Segundo informações da agência Associated Press (AP), as aulas presenciais foram canceladas. O edifício central do campus foi ocupado e a entrada foi bloqueada com latas de lixo, plataformas de madeira e uma bicicleta.
Na quarta-feira (24), os manifestantes já haviam tomado o anfiteatro da universidade e foram retirados por policiais.
Na noite de quinta-feira (25), 36 manifestantes pró-Palestina foram presos na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, após não cumprirem ordens de dispersão, informou a reitoria, que acrescentou que 20 deles não eram da comunidade universitária.
Nos últimos dias, manifestações contra Israel devido à ofensiva na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas têm levado a tumultos, suspensão de aulas presenciais e dezenas de prisões em várias universidades dos Estados Unidos, num movimento que parece se espalhar agora para instituições europeias: na terça-feira (23), ocorreu um confronto entre estudantes da Universidade de Turim e policiais na Itália.
- Soros financia estudantes radicais que promovem protestos contra Israel nas universidades dos EUA, diz jornal
- Manifestantes fazem ato pró-Israel em universidade dos EUA ocupada por estudantes pró-Palestina
- Protesto contra Israel termina em tumulto em universidade de Atlanta; diretoria denuncia invasão