Entre 30 e 50 pessoas realizam na tarde desta sexta-feira (22) uma manifestação em apoio ao presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em frente ao Consulado Geral do país no Rio.
Os manifestantes - paraguaios, brasileiros e pessoas de outras nacionalidades que estão na cidade para participar da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20 - exibem bandeiras do Paraguai, da Venezuela e de partidos políticos brasileiros. Eles ocuparam uma faixa da Praia de Botafogo, na altura do Edifício Argentina. Policiais militares foram enviados ao local para evitar tumulto.
Fernando Lugo enfrenta nesta sexta-feira o julgamento do impeachment de seu mandato, após um processo relâmpago do Poder Legislativo.
A estudante paraguaia Andreia Venitas, que defendeu a permanência do presidente, contou que muitos companheiros da delegação que estavam na Rio+20 já regressaram antes ao país para protestar contra a saída de Lugo.
"É um regresso no tempo muito grande a situação que vive o Paraguai. Os próprios agricultores foram para as ruas a favor do presidente. É muito evidente que a direita está querendo voltar ao poder", disse a estudante ao G1.
Mais cedo, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) condenou a tentativa de deposição do presidente uruguaio.
"Os recentes conflitos merecem investigação e punição dos culpados, mas não podem servir de pretexto para um golpe parlamentar justamente por quem governou o país com violência e autoritarismo que marcou a história. Estes setores não têm condições morais nem política para falar em democracia", afirma nota divulgada pelo partido.
Deixe sua opinião