Manifestantes se reuniram neste sábado na praça de Dam, no centro de Amsterdã, numa tentativa de impedir o governo holandês de proibir o uso de cogumelos alucinógenos. Carregando faixas com as frases "Quando proibirão os pães?" e "Dono do próprio cérebro", mais de 100 pessoas, alguns utilizando chapéus lembrando o formato tradicional do cogumelo da espécie Amanita muscaria, protestaram a favor da legalização de fungos alucinógenos.
Após diversos incidentes envolvendo turistas - em março, uma adolescente francesa cometeu suicídio após ingerir os cogumelos -, o governo decidiu tornar o consumo ilegal.
Arno Adelaars, autor de um livro sobre os cogumelos mágicos, disse que a medida apenas marginalizaria os usuários e que, em vez disso, eram necessárias mais informações sobre como utilizar corretamente os cogumelos.
- Apenas os estrangeiros tem este problema, os holandeses não, porque possuem boas informações", acrescentou. - Amsterdã é como um local de peregrinação para jovens da Europa, eles vêm até aqui para ficarem chapados de todas as maneiras. O típico turista jovem que nos visita bebe muita cerveja, fuma um monte de maconha e então usa os cogumelos. Esta é a receita para o desastre.