Uma manobra militar conjunta entre Israel e Turquia foi postergada este ano porque o governo turco decidiu excluir os israelenses do exercício, anunciou neste domingo (11) o Exército de Israel. A manobra incluiria as forças aéreas da Turquia, de Israel e de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "O exercício (militar aéreo) Águia da Anatólia, planejado para ocorrer entre os dias 12 e 23 de outubro, foi cancelado até segunda ordem", diz uma nota do exército israelense. O governo turco ainda não se pronunciou a respeito.
"A manobra foi postergada diante da decisão turca de mudar a lista dos países participantes, que acabou por excluir Israel", completou o comunicado. A Turquia decidiu suspender a manobra depois da saída dos Estados Unidos, motivada pela exclusão de Israel, de acordo com a mídia israelense. As manobras deste ano incluiriam reações a ataques em espaço aéreo turco, perto das fronteiras com Síria, Iraque e Irã, de acordo com a rádio estatal de Israel.
A decisão de Ancara pode representar um novo ponto baixo nas relações entre Israel e Turquia, que já pioraram no começo do ano por causa da guerra na Faixa de Gaza. No início de setembro, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, cancelou uma visita para Israel depois de ter sua entrada proibida na Faixa de Gaza, ainda segundo a mídia local.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião