• Carregando...
Policiais detêm manifestantes nas proximidades da Bolsa de Valores de Nova York | Don Emmert/AFP
Policiais detêm manifestantes nas proximidades da Bolsa de Valores de Nova York| Foto: Don Emmert/AFP

Milhares de manifestantes do Ocupe Wall Street marcharam pelo distrito financeiro de Nova York ontem, numa tentativa de impedir que os operadores chegassem à Bolsa de Valores de Nova York, prometendo um dia nacional de mobilização com reuniões em massa em outras cidades. No fim da tarde, ocorreram choques entre os manifestantes e trabalhadores da bolsa e de corretoras que deixavam o trabalho, e também entre manifestantes e policiais. Uma porta-voz da Polí­­cia de Nova York informou que pelo menos 100 manifestantes foram detidos.

A ação ocorreu dois dias de­­pois que as autoridades dispersaram o acampamento que provocou o movimento de protesto global contra a desigualdade econômica e a ganância. Também ocorreram passeatas em solidariedade ao Ocupe Wall Street em outras cidades norte-americanas, como Los Angeles e Dallas.

Os protestos nos EUA ontem coincidiram com outros em vá­­rias cidades europeias, convocados pelo website occupywallst.org, e até na África. Na Itália e na Grécia ocorreram choques entre policiais e manifestantes em vá­­rias cidades, embora estudantes e sindicalistas locais protestassem mais especificamente contra me­­didas de austeridade dos no­­vos governos. Ocorreram manifestações também na Nigéria.

No Parque Zuccotti, centro dos protestos, centenas de pessoas empurravam barricadas de me­­tal com que a polícia cercou a área.

A multidão entoava "todo dia, toda semana, fechar Wall Street", obstruindo as ruas ao se aproximarem da Bolsa de Valores. Al­­guns policiais disseram que os manifestantes resistiram à prisão. A maioria dos manifestantes se retiraram. O protesto não atrasou a abertura da Bolsa ou atrapalhou os negócios, disse Rich Ada­­monis, porta-voz da Bolsa.

Outras cidades

Em Los Angeles, cerca de 500 simpatizantes marcharam no centro financeiro da cidade, entoando "os bancos foram resgatados, nós fomos vendidos". A polícia levou dois deles sob custódia. Em Dallas, duas pessoas foram detidas em um protesto contra a crise econômica e o sistema financeiro, perto da prefeitura da cidade texana. A polícia expulsou dezenas de ma­­nifestantes.

O dia nacional de mobilização foi planejado antes da prefeitura de Nova York e donos do parque dis­­persarem à força o acampamento de dois meses no Parque Zucotti, retirando tendas e sacos de dormir. Outros acampamentos surgiram pelos EUA, mas enfrentam cada vez mais pressão das au­­toridades locais, que alegam preocupações sanitárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]