Moscou (EFE) O coronel de aviação brasileiro Marcos Pontes, o astronauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta norte-americano Jeffrey Williams foram apresentados oficialmente ontem como tripulantes da nave Soyuz TMA-8, que em 30 de março viajará à Estação Espacial Internacional (EEI). Pontes, desde janeiro na Rússia, divide o tempo entre solenidades e sessões de treinamento.
O comandante da tripulação, Vinogradov, anunciou que o programa de atividades a bordo da ISS prevê "pelo menos" duas caminhadas espaciais, assim como receber dois cargueiros russos Progress e uma nave americana Discovery.
Pontes, o primeiro brasileiro que viajará ao espaço, comentou que durante sua permanência a bordo da EEI realizará a missão Centenário, um programa de oito experimentos científicos e técnicos "de uma importância extraordinária".
Ele acredita que a missão pode servir de "laboratório" para a vida. "Buscamos nossos ideais. Lutamos contra a gravidade. Precisamos de vários estágios. Temos que esquecer cada estágio passado e descartar. Isso alivia o peso. Ajuda a vencer o próximo momento." Ele deve ficar uma semana na EEI.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas