O Tenente-coronel Marcos Pontes entrou para a História, nesta quarta-feira, como o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. Pontes é um dos três tripulantes da nave russa Soyuz TMA-8 que ruma para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O lançamento aconteceu às 23h30m de Brasília, na Base de Baikonur, no Cazaquistão. O lançamento da base de Baikonur, no Cazaquistão, foi bem-sucedido.
A viagem é fruto de um acordo firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) em outubro de 2005. Pontes leva ao espaço experimentos científicos que serão estudados em ambiente de microgravidade.
Minutos após a decolagem, imagens da Nasa mostravam o astronauta brasileiro, o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta americano Jeffrey Williams no módulo da Soyuz. Marcos Pontes acenou para a câmera e apontou para a bandeira brasileira bordada em seu uniforme.
A missão de Marcos Pontes tem duração prevista de dez dias, dois dos quais serão passados na ISS. O astronauta carrega 15 quilos de carga, incluindo os experimentos, itens pessoais e institucionais, como moedas e selos. A nave Soyuz TMA-8 deixa o Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, levando, além de Marcos Pontes, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que integrarão a tripulação da Estação Espacial Internacional.
A nave russa Soyuz chegará à Estação Espacial em dois dias.
Assista ao lançamento da nave Soyuz. Ligue o som do seu computador. O link remete ao site oficial do astronauta brasileiro
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares