O astronauta brasileiro Marcos Pontes deixa o centro de recuperação de cosmonautas, na Rússia, no próximo dia 19 e, já no fim do mês, retorna ao Brasil para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou a Agência Espacial Brasileira (AEB).
- Quanto a meus planos, farei o máximo para novos astronautas brasileiros aparecerem no futuro - afirmou ele na Cidade das Estrelas, na Rússia, após voltar de sua jornada ao espaço e estada na Estação Espacial Internacional (ISS).
- A gente tem muito para fazer com o programa espacial, a gente tem muito para fazer com a educação no Brasil.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, o brasileiro pretende também passar férias na Rússia para conhecer melhor o país.
Quanto à sua experiência espacial, ele afirmou que "na realidade, tudo foi muito melhor do que imaginava".
O astronauta fez uma analogia com a cor dos olhos de sua mãe para explicar a sensação que teve ao ver a Terra do espaço pela primeira vez.
- A primeira coisa que eu lembrei quando estava na Soyuz (nave russa que o levou ao espaço) - e eu nunca tinha pensado nisto antes - é que minha mãe tinha olhos azuis, e eu consegui ver pela janela da nave a Terra azul, e lembrei da minha mãe - disse. - É uma comparação interessante, pois se você for parar para pensar, a Terra, de certo modo, é a mãe de todos nós.
- Marcos Pontes diz que pretende estimular o programa espacial brasileiro
- Viagem é mais importante para programa espacial do que para pesquisas, diz técnico do CNPq
- Pontes ficará 10 dias em observação
- Marcos Pontes entra na galeria dos grandes personagens do país
- Fã-clube de Marcos Pontes comemora sucesso da missão espacial
Deixe sua opinião