Reinaldo Escobar, marido da blogueira cubana Yoani Sánchez, foi agredido à luz do dia na última sexta-feira (20) numa esquina de Havana por um bando de simpatizantes do regime comunista enquanto aguardava a chegada de agentes de segurança com quem havia marcado um encontro pela internet.
Escobar, de 62 anos, havia proposto um "duelo verbal" com os policiais acusados de terem agredido Yoani quando ela se dirigia a um protesto, no último dia 6. Yoani, filóloga, criou o blog Geração Y no qual publica críticas ao governo.
Escobar contou ter convocado os supostos agressores da mulher em sua página da internet para um encontro no bairro Vedado - num local conhecido de concentração de ativistas da União de Jovens Comunistas, que costumam vender livros e realizar concertos ali. Ao chegar com dois amigos ao local, Escobar logo começou a ser hostilizado. Em seguida, foi cercado, xingado e agredido, mas não ficou ferido.
"Essa rua é de Fidel", gritavam os manifestantes. O regime cubano acusa Yoani e Escobar de serem ligados a grupos lobistas interessados em desestabilizar o regime. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.