O marido da blogueira cubana Yoani Sánchez, o jornalista Reinaldo Escobar, denunciou no último sábado que teria sido agredido por simpatizantes do governo em uma rua de Havana, capital de Cuba, quando foi pedir explicações a um agente de segurança do Estado por causa de uma agressão a sua mulher.
Escobar afirmou que teve um "duelo verbal" com o agente na tarde de sexta-feira, mas que, segundo indicou em seu blog "depois disso", "um cardume de seres vivos vociferava, agredia e cuspia em um homem (ele) que só quis obter uma resposta". Escobar ressaltou que as imagens divulgadas na internet da agressão que sofreu devem ser vistas por "aqueles que colocaram em dúvida que Yoani Sánchez foi agredida pelos integrantes da segurança do Estado".
O jornalista, de 62 anos, disse ter sofrido "menos agressões" do que sua esposa que denunciou há duas semanas ter sido agredida pela polícia secreta quando ia participar de uma marcha de jovens contra a violência.
Segundo o governo, Escobar "tentou importunar um ato de encerramento da feira universitária do livro no centro de Havana, mas o jogo deu errado". Ainda segundo fontes oficiais, os jovens que cercaram Reinaldo agiram espontaneamente.
Acrescentou que "o curioso do fato é que os agentes de segurança que Yoani Sanchez tantas vezes denunciou por supostas agressões e intimidação", retiraram "seu marido do local para que não sofresse a ira de um povo que se cansou de tantas provocações".