O astronauta Mark Kelly, casado com a deputada norte-americana Gabrielle Giffords, ferida gravemente em um atentado no mês passado no Arizona, foi confirmado como comandante da derradeira missão do ônibus espacial Endeavour, prevista para 19 de abril, disse a Nasa na sexta-feira.
A presença dele havia sido posta em dúvida porque ele saíra de licença para acompanhar o tratamento de Giffords, que levou um tiro na cabeça e agora se recupera numa clínica do Texas.
"Ele é um veterano comandante de ônibus espacial e conhece bem as exigências do trabalho", disse em nota Peggy Whitson, chefe do Departamento de Astronautas da Nasa. "Sei que falo por toda a Nasa ao dizer: 'Seja bem vindo de volta'".
Um substituto já havia sido escalado para o lugar de Kelly, de 46 anos, que aparentemente se sentiu estimulado a participar da missão por causa da notável recuperação da deputada democrata, ferida em frente a um supermercado em 8 de janeiro, num atentado que deixou seis mortos e 12 outros feridos.
"Estou ansioso por voltar aos meus tripulantes da (missão) STS-134 e para concluir nosso treinamento", disse o astronauta em nota.
A Nasa está aposentando sua frota de ônibus espaciais, e o voo do Endeavour será a penúltima missão desse tipo de veículo.