O governo da Guiana acusou ontem (11) a Marinha venezuelana de apreender um barco de uma petrolífera americana numa região disputada pelos dois países sul-americanos, segundo informações da BBC.Na quinta-feira, o navio Teknik Perdana estudava o solo marinho quando foi abordado pela Marinha venezuelana e escoltado até a Ilha Margarita, na Venezuela. A embarcação pertence à empresa Anadarko, do Texas, contratada pelo governo da Guiana para procurar petróleo na região.

CARREGANDO :)

Segundo a Venezuela, o barco estava operando ilegalmente em águas venezuelanas. Segundo a Guiana, o barco estava em águas de seu país. O governo dos Estados Unidos disse conhecer a questão, mas não se manifestou sobre a respeito.

Em nota, o ministério venezuelano das Relações Exteriores afirmou ter "profunda preocupação com a maneira com a qual navios estrangeiros autorizados pelo governo da Guiana entraram em águas territoriais venezuelanas e em sua área econômica exclusiva".

Publicidade

A Guiana afirmou que se trata de "uma séria ameaça à paz na região", segundo o jornal venezuelano "El Universal".

A região do rio Essequibo, próxima ao local onde o barco foi apreendido, representa dois terços do território da Guiana. Desde 1841, quando a Guiana era uma colônia britânica, a Venezuela afirma que o território é seu.