Navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos interceptaram nesta terça-feira (1º) mísseis balísticos iranianos que passaram sobre o Mar Mediterrâneo Oriental rumo a Israel. De acordo com um oficial de defesa dos EUA, segundo informações da CNN, a ação aconteceu durante o lançamento dos mísseis iranianos, e as embarcações USS Arleigh Burke, USS Cole e USS Bulkeley, todos navios de guerra com avançadas capacidades de defesa, participaram da interceptação.
Em abril deste ano, navios de guerra dos EUA também foram acionados para interceptar mísseis e drones lançados pelo Irã contra o território israelense. Na ocasião, várias dessas ameaças foram neutralizadas com sucesso.
Blinken condenou ataque do Irã
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foi enfático ao condenar nesta terça-feira o ataque iraniano, classificando-o como "totalmente inaceitável" e ressaltando que "o mundo inteiro deveria condenar essa ação". Blinken também confirmou que Israel, com o apoio ativo dos EUA e outros parceiros internacionais, conseguiu neutralizar a maioria dos mísseis lançados. Segundo estimativas iniciais de Israel, aproximadamente 180 mísseis balísticos foram disparados pelo Irã durante esse ataque. Números mais recentes, no entanto, de acordo fontes, apontam para uma ofensiva ainda mais massiva, com 200 mísseis.
“Ataques dessa magnitude, com cerca de 200 mísseis, são uma clara provocação e devem ser respondidos com firmeza pela comunidade internacional”, afirmou Blinken. Ele acrescentou que Israel "efetivamente derrotou esse ataque", elogiando a resposta rápida e eficaz das forças de defesa israelenses e dos seus parceiros americanos.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula