A marinha mexicana disse nesta segunda-feira (29) que encontrou pelo menos quatro toneladas de cocaína em porões de fundo falso em um barco pesqueiro que navegava em águas do Estado de Oaxaca, no oceano Pacífico.
Com a apreensão da droga, que ocorreu na sexta-feira a 250 quilômetros a sudoeste do balneário de Huatulco, foram presos seis tripulantes da embarcação, disse em coletiva de imprensa o vice-almirante José Maria Ortegón, comandante da Décima Região Naval Militar.
"No momento acontece a pesagem da cocaína apreendida, que apresentou um peso bruto de 4.000 quilogramas", disse Ortegón, que acrescentou que a droga se encontrava em 177 pacotes.
Em julho, a marinha confiscou também em águas de Oaxaca, quase seis toneladas de cocaína em uma embarcação submergível, em uma das maiores apreensões de droga realizadas no mar nos últimos tempos.
O governo do presidente mexicano Felipe Calderón designou milhares de militares e policiais para combater as poderosas quadrilhas do narcotráfico, que estão em uma sangrenta disputa pelas rotas para os Estados Unidos, e já deixaram pelo menos 3.000 mortos até agora no ano.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura