La Paz O Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente Evo Morales, conseguiu mais da metade dos assentos da Assembléia Constituinte que será instalada no dia 6 de agosto na Bolívia, e negocia suas alianças para conseguir os dois terços necessários para controlá-la. O MAS obteve 50,7% do total de votos com o qual garantiu 139 dos 255 membros da Assembléia Constituinte que será instalada na cidade de Sucre, segundo a Corte Nacional Eleitoral.
Na votação para a constituinte, a oposição direitista conseguiu 399.004 adesões (15,3%), de acordo com a mesma fonte. Além disso, Morales contava de antemão com outros 12 constituintes de siglas emprestadas e tem, portanto, 151 assentos.
Agora, ele analisa a possibilidade de cooptar 19 constituintes eleitos de outros 23 partidos, organizações cidadãs, grupos religiosos e movimentos sociais com presença minoritária, para alcançar os dois terços na Assembléia. Morales disse que consultaria seus constituintes eleitos sobre a conveniência de estabelecer alianças. "Na reunião do MAS, decidiremos se negociamos ou não."