BUENOS AIRES (ARGENTINA), 19/11/2023.- O candidato à Presidência da Argentina pelo La Libertad Avanza (extrema direita), Javier Milei vota hoje, em Buenos Aires (Argentina). Milei, neste domingo, apareceu “calmo” e “satisfeito” depois de votar no segundo turno entre ele e o candidato oficial, Sergio Massa, apesar da “campanha de medo” que, notou, seu rival realizou contra ele.| Foto: EFE/ Juan Ignácio Roncoroni
Ouça este conteúdo

Até às 14 horas deste domingo, cerca de 45% dos eleitores aptos a votar tinha buscado uma 104.577 seções eleitorais distribuídas ao longo do país para depositar seus votos no segundo argentino. Os dois candidatos à presidência, o governista Sergio Massa e o libertário Javier Milei também já votaram.

CARREGANDO :)

O primeiro a votar foi Sergio Massa, que votou em Tigre, uma província de Buenos Aires. Ele chegou ao local de votação, uma escola, pouco antes do meio-dia, acompanhado de partidários. Após votar, Massa disse que o segundo turno argentino é uma escolha que vai definir como a Argentina ira “navegar” nos próximos anos.

“Quero convidar todos os argentinos a viver este dia com reflexão, com serenidade, com esperança, é muito importante que tenhamos a capacidade de saber que estamos iniciando uma nova etapa na Argentina e isso também exige boa vontade, inteligência, capacidade, mas sobretudo as coisas de diálogo e consenso necessárias para que o país siga um caminho mais virtuoso no futuro”, afirmou.

Publicidade

Já o candidato libertário Javier Milei chegou às 12h37 na Universidade Tecnológica Nacional, no bairro de Almagro, em Buenos Aires, acompanhado de uma multidão de seguidores e segurança reforçada. Na votação do primeiro turno, em outubro, houve confusão na chegada do candidato, incluindo empurra-empurra, trocas de ofensas com jornalistas e cantos de "Parabéns para Você", já que naquele dia Milei completava 53 anos.

Confiante, Milei disse estar satisfeito e minimizou as suspeitas de fraude. Sobre a possível falta de cédulas, Milei afirmou que elas estão sendo substituídas. “Está funcionando muito bem. “Podem faltar cartões, principalmente porque estão nas urnas”, brincou. “Estamos muito satisfeitos apesar da campanha recente e de toda a campanha anterior que não teve sucesso para nós. Estamos muito bem, vamos fazer tudo o que podemos fazer. “É hora de se expressar”, disse.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]