Matemáticos britânicos parecem não desligar de sua função nem na hora da refeição. Dois professores da Universidade de Liverpool desenvolveram novos métodos de cortar pizza em pedaços geometricamente iguais (e bem mais criativos do que os triangulares que usamos hoje).
Joel Haddley e Stephen Worsley publicaram o resultado de seu estudo em um artigo. Os novos modelos propostos pela dupla se basearam em duas soluções anteriores, em que uma pizza é dividida em seis pedaços curvos (e depois eles são partidos ao meio, criando 12 pedaços).
Os matemáticos britânicos foram além e criaram desenhos ainda mais complexos para fatiar o disco, inspirados nestes cortes curvos. Com isso, chegaram a um conjunto de soluções quase psicodélicas, mas que, garantem, são do mesmo tamanho:
Claro que parece banalidade, mas a geometria circular é uma área amplamente estudada pelos matemáticos. No caso dos profissionais britânicos, que são professores, este estudo poderá facilitar o ensino da disciplina na faculdade.
“Eu não tenho nenhuma ideia se existem aplicações deste trabalho além do corte de pizza. Mas os resultados são interessantes matematicamente, e você pode produzir algumas boas imagens e se divertir com elas”, ponderou Haddley à revista New Scientist.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump