Pesquisadores mexicanos estudam se uma substância presente na agave azul - planta que serve de matéria-prima para a produção de tequila - pode ser usada para transportar medicamentos através do sistema digestivo até o cólon. Assim, tratamentos contra doenças nessa parte do intestino se tornariam mais eficazes.

CARREGANDO :)

Segundo Guillermo Toriz González, da Universidade de Guadalajara, "a pesquisa está em fase avançada e se espera que dentro de um ano e meio sejam iniciados experimentos em humanos que sofrem de câncer de cólon, entre outras doenças".

Toriz disse que o estudo começou há um ano, quando foram extraídos da agave azul carboidratos chamados frutanas, capazes de resistir ao ácidos estomacais. Segundo o pesquisador, 80% do tronco dessa planta é composto por frutanas.

Publicidade

Os cientistas usaram essa substância para produzir cápsulas contendo drogas usadas para combater doenças do cólon. Essas cápsulas foram colocadas em um ambiente similar ao do estômago e não sofreram qualquer dano, de acordo com a pesquisa.

Ainda serão realizados outros testes antes de usar ratos como cobaias na experiência. Se o resultado for positivo, a novidade será testada em humano. Toriz salientou ainda que a ingestão de tequila não traz os benefícios causados pelas frutanas.

- A tequila não tem nada a ver com o estudo. Essa bebida não combate o câncer - afirmou.