São Paulo A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, informou que o consumidor brasileiro que comprou algum dos itens incluídos no recall mundial de 21,8 milhões de brinquedos, anunciado ontem, poderá receber seu dinheiro de volta ou optar por um vale-brinquedo.
Das unidades que serão recolhidas no mundo, 850 mil foram comercializadas no Brasil desde janeiro de 2002. Os itens vendidos no país e afetados pelo recall são todos os produtos da linha de bonecas Polly Pocket com acessórios imantados, a pá do conjunto Barbie e Tanner e figuras magnéticas do Batman.
O recall será promovido devido à possibilidade de descolamento dos pequenos ímãs contidos nas peças desses produtos, que podem ser ingeridos ou inalados por crianças, causando lesões graves.
No início do mês, a empresa já havia feito um recall de quase um milhão de brinquedos com tinta tóxica da americana Fisher-Price, produzidos pela fábrica chinesa Lee Der Industrial, cujo diretor se matou no último sábado.
Para atender os consumidores, a Mattel colocou à disposição o telefone 0800-77-01207 e o e-mail recall.brasil@mattel.com. A ligação é gratuita e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Quem entrar em contato com a empresa receberá em casa via correio, em qualquer localidade do Brasil, um catálogo com todos os brinquedos e acessórios que estão incluídos no recall, com seus códigos exatos. Junto será enviado um envelope já selado, no qual o consumidor deverá colocar o brinquedo e enviar de volta à empresa.