Washington - O candidato republicano para a Casa Branca, o senador John McCain, em uma importante mudança de posição, disse que apóia um pedido para o governo federal fornecer empréstimos a juro baixo para as montadoras norte-americanas em dificuldades. McCain disse que os empréstimos são necessários para ajudar as montadoras a desenvolverem a próxima geração de carros e se tornarem financeiramente estáveis.
"Nossas montadoras estão enfrentando o desafio de construir a próxima geração de carros americanos, mas estão fazendo isso em um momento que as condições de crédito interferem no financiamento para que as instalações e tecnologias sejam adequadas para o futuro", disse McCain em nota divulga à imprensa.
Programa
No ano passado, o Congresso criou um "Programa de Incentivo para Fabricação de Veículos de Tecnologia Avançada", com objetivo de ajudar as montadoras a atenderem padrões de economia de combustível mais elevados. Contudo, o Congresso não financiou o programa e a campanha de McCain vinha se colocando contra tal financiamento. Desde então, McCain abriu a porta para uma assistência adicional para as montadoras em dificuldades, mas sem especificar como seria essa ajuda.
No comunicado de ontem, McCain observou que o Congresso norte-americano falhou em financiar o programa de tecnologia para o setor. "Eu acredito que devemos financiar (o programa) e tomar medidas que vão auxiliar Detroit e seus fornecedores a atravessarem este momento difícil de transição", disse McCain.
O candidato republicano divulgou o comunicado um dia depois do sindicato dos trabalhadores do setor automotivo dos EUA ter emitido uma nota criticando McCain pela falta de apoio para a indústria. Nesta tarde, a General Motors Corp disse que as montadoras americanas vão precisar mais do que os US$ 25 bilhões em empréstimos patrocinados pelo governo aprovados como parte da lei de energia do ano passado. Os empréstimos têm como objetivo desenvolver nova tecnologia de motores mais econômicos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano