Um tratamento experimental demonstrou ser eficaz contra um tipo de câncer de pulmão - com translocação do gene ALK - ao reduzir o tamanho do tumor em quase metade dos pacientes participantes de dois ensaios clínicos e pela primeira vez ser eficiente na metástase cerebral.

CARREGANDO :)

Este tratamento foi apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco) que reúne em Chicago, nos Estados Unidos, mais de 30 mil especialistas em câncer de todo o mundo até a próxima terça-feira.

Os pacientes dos estudos, 225 mil no total, tinham a doença em estágio avançado, já não respondiam ao tratamento disponível e ao gene ALK positivo, um tipo de tumor que representa de 2% a 4% de todos os casos e com o qual a metade dos doentes desenvolve metástase cerebral.

Publicidade

O tratamento consiste em fornecer por via oral o alectinib, um anticorpo monoclonal, que conseguiu nos dois testes uma resposta global de 50% e 47,8%. Além disso, em um subgrupo de pacientes, cujo tumor tinha se disseminado ao sistema nervoso central, essas taxas alcançaram 57,7% e 68,8%, respectivamente.

Os pacientes que experimentaram uma redução do tumor conseguiram manter essa resposta durante uma média de 11,2 e 7,5 meses.

O médico Javier de Castro, do serviço de Oncologia Médica do Hospital La Paz, de Madri, explicou a um grupo de jornalistas que na Espanha é registrado um total de 25 mil novos casos de câncer de pulmão por ano, e os que têm o tumor com a alteração ALK são entre 500 e 800.

“Isso parece muito pouco com relação ao global do câncer de pulmão, mas se o comparamos com cânceres como o melanoma, os renais e os linfomas representa praticamente toda a população de melanoma metastático, por exemplo”, disse.

O alectinib, como explicou Castro, também é eficaz quando esse tipo de câncer de pulmão desenvolve metástase no cérebro, ao atravessar a barreira hematoencefálica e consegue manter-se com uma atividade terapêutica ativa.

Publicidade

A maioria dos pacientes com este tipo de tumor fumou muito pouco ou nunca em sua vida.

Veja também
  • Leis de vigilância do Ato Patriota irão expirar à meia-noite
  • EUA pagou US$ 20,2 milhões em benefícios para supostos nazistas, diz relatório
  • Senado dos EUA inicia sessão que decidirá sobre espionagem