Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pesquisa

Medicamento pode melhorar aprendizado em adolescentes, diz pesquisa

Foto de estrutura microscópica no hipocampo, no cérebro, mostra ponto em que um neurônio se comunica com o outro | Science/Divulgação
Foto de estrutura microscópica no hipocampo, no cérebro, mostra ponto em que um neurônio se comunica com o outro (Foto: Science/Divulgação)

Quando a adolescência chega, as pessoas tendem a aprender menos. O que já era de uma desconfiança foi provado quimicamente em ratos por um grupo de cientistas de Nova York, que também sugerem o uso de um remédio para bloquear esse fenômeno.

Segundo a pesquisa de Hui Shen e sua equipe, que trabalha na Universidade de Nova York, um tipo de receptor celular – pequeno mecanismo que permite a interação das células com substâncias químicas – se espalha pelo hipocampo (uma região do cérebro) durante a puberdade, atrapalhando a comunicação entre os neurônios.

O fato foi observado em laboratório com o uso de ratos, que tiveram seu aprendizado de noção de espaço reduzido durante a adolescência.

Os cientistas também descobriram que o esteróide THP, ligado ao stress, pode inibir o fenômeno. Normalmente, essa substância piora o aprendizado em idades avançadas. Segundo os cientistas, contudo, ela seria eficaz para diminuir a lentidão dos neurônios durante a puberdade.

A pesquisa foi divulgada na edição desta sexta-feira (19) da revista científica "Science".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.