O médico Anthony Fauci, principal assessor da Casa Branca para doenças infecciosas, alertou nesta terça-feira (30) que os Estados Unidos podem chegar a ter até 100 mil casos de Covid-19 por dia caso não sejam tomadas ações para conter a pandemia.
"Agora estamos tendo 40 mil novos casos por dia", disse Fauci em audiência diante do comitê de saúde, educação, trabalho e pensões do Senado americano. "Eu não ficaria surpreso se atingirmos 100 mil por dia se isso não mudar".
O membro da força-tarefa do governo americano para o coronavírus disse que os EUA estão indo "na direção errada" do combate à pandemia e garantiu que o índice de mortes "será muito perturbador".
Perguntado sobre o aumento do número de novos casos de contágio e se a pandemia estava sob controle, Fauci respondeu que "os números falam por si".
"Estou muito preocupado, não estou satisfeito com o que está acontecendo, porque estamos na direção errada. Claramente não estamos no controle", afirmou, acrescentando que as cenas de americanos em bares e outras aglomerações, sem usar máscaras ou tomar outros cuidados, são o prenúncio de um aumento maior das infecções.
Vários estados americanos viram o número de novos casos de coronavírus disparar enquanto retomam suas atividades econômicas. Na sexta-feira passada, o país registrou mais de 40 mil novos casos em 24 horas, o maior aumento diário até o momento. As internações por Covid-19 estão aumentando em uma dúzia de estados, segundo o Washington Post.
Segundo um levantamento feito pela emissora norte-americana CNN, pelo menos 12 estados americanos pausaram suas reaberturas e retomaram as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia no país.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião