O neurocirurgião Sanjay Gupta, mais conhecido como o repórter de medicina e âncora de dois programas sobre saúde na rede de televisão CNN, foi convidado pelo presidente eleito Barack Obama para ser o novo cirurgião-geral dos Estados Unidos. Trata-se de um posto abaixo do secretário de Saúde. A tarefa de quem o ocupa é a de supervisionar as operações da rede de saúde pública do país, e servir como o chefe dos educadores de saúde - com a missão de passar aos americanos informações científicas sobre como melhorar a sua saúde, reduzir os riscos de doenças e danos físicos.
Perfil
Gupta nasceu em Michigan. Seus pais são da Índia e do Paquistão. A oferta do emprego, soube-se nesta terça-feira(6), tinha sido feita primeiramente em novembro passado, durante uma conversa de duas horas entre ele e Obama. O convite foi confirmado dias atrás, segundo assessores do presidente eleito.
O médico-repórter negou-se a falar a respeito. Mas de acordo com as mesmas fontes ele já disse a Obama que quer esse emprego. Gupta, no entanto, pediu uns dias para estudar os detalhes logísticos e financeiros sobre a sua mudança - com a mulher grávida e dois filhos - de Atlanta para Washington.
Ele está pesando também a questão salarial, por deixar uma lucrativa carreira como neurocirurgião - ele opera em dois hospitais de Atlanta - e como jornalista. Além de fazer reportagens e documentários para a CNN, e ancorar ali os programas "House Call with Dr. Sanjay Gupta" e "Vital Signs", ele é repórter de medicina para a rede CBS e escreve uma coluna para a revista "Time".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião