Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apoio condicionado

Meloni defende compensações a agricultores italianos para assinatura do acordo UE-Mercosul

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, é a atual presidente do G7 (Foto: EFE/EPA/FABIO FRUSTACI)

Ouça este conteúdo

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou nesta quarta-feira (18) que, para assinar o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, seria preciso aprovar uma compensação aos agricultores italianos.

"Em relação ao Mercosul, estamos pedindo para saber o que a Comissão Europeia pretende fazer para compensar os desequilíbrios. Nossa decisão final está sujeita a essa resposta", disse Meloni durante um discurso no Senado.

"Se não houver compensação (...), não pode haver um sim da Itália", acrescentou, em resposta às perguntas dos senadores.

Questionada pelo senador e líder do partido Itália Viva, Matteo Renzi, se em relação ao Mercosul "estaria com o presidente argentino, Javier Milei, ou com a associação de agricultores italiana", respondeu: "Estou sempre com a Itália".

Após a assinatura em Montevidéu do acordo entre a Comissão Europeia e os presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Itália já deixou claro que "não assinará o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul a menos que este inclua maiores garantias para os agricultores europeus".

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.