Ministro da Defesa da Letônia, Andris Sprūds| Foto: EFE/EPA/TOMS KALNINS
Ouça este conteúdo

Letônia e Romênia, ambos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) informaram neste final de semana que drones russos violaram seu espaço aéreo, de acordo com informações da agência americana Associated Press (AP).

CARREGANDO :)

No sábado (7), segundo a AP, um drone russo caiu dentro da Letônia, na cidade de Rezekne, localizada no leste do país. Segundo o ministro da Defesa da Letônia, Andris Sprūds, o drone russo entrou no espaço aéreo de seu país vindo de Belarus. Rezekne, que tem uma população de mais de 25 mil pessoas, está localizada a cerca de 55 quilômetros a oeste da Rússia e a cerca de 75 quilômetros da Belarus, informou a agência americana de notícias.

Por sua vez, a Romênia relatou neste domingo (8) que um drone russo violou seu espaço aéreo durante a madrugada. Ele seguia para a Ucrânia, que faz fronteira com o país, mas as autoridades romenas encontraram fragmentos do drone ainda em seu lado.

Publicidade

Conforme noticiou a AP, o Ministério da Defesa da Romênia informou que, após o incidente, caças F-16 foram mobilizados para monitorar o espaço aéreo do país e que alertas por mensagem de texto foram enviados aos residentes de duas regiões do leste do país. A defesa romena também iniciou investigações sobre a possível “zona de impacto”, identificada como uma área desabitada próxima à fronteira com a Ucrânia, sem registros de vítimas ou danos severos.

Mircea Geoană, secretário-geral adjunto da OTAN e ex-diplomata da Romênia, condenou as violações russas do espaço aéreo romeno em um comunicado publicado no X, que foi citado pela AP. Geoană enfatizou que, embora não haja informações sobre um ataque intencional da Rússia contra aliados da OTAN, os atos são considerados “irresponsáveis e potencialmente perigosos”.

“A OTAN condena a violação do espaço aéreo romeno por drones russos ocorrida durante a noite. Embora não haja informações indicando um ataque intencional da Rússia contra os Aliados, esses atos são irresponsáveis e potencialmente perigosos”, escreveu.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]