Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Mendigo faz sucesso com vídeos de como sobreviver nas ruas

Zhenya Yakut publica vídeos em que mostra como sobreviver em Moscou morando na rua | /Reprodução
Zhenya Yakut publica vídeos em que mostra como sobreviver em Moscou morando na rua (Foto: /Reprodução)

Um mendigo russo é a nova sensação da internet graças a uma série de vídeos em que mostra como é a vida nas ruas. Zhenya Yakut publica em seu canal no YouTube o cotidiano de um desabrigado, incluindo como tomar banho e se barbear em locais públicos, como saber se a comida encontrada no lixo ainda é possível de ser consumida e como esconder objetos e valores.

Yakut começou o canal em maio, com o objetivo de ganhar dinheiro com publicidade inserida nos vídeos. Uma ideia que ele teve quando entrou em uma estação de trem para se aquecer e, por coincidência, acabou assistindo um programa de tevê sobre criadores de blogs. “Eles disseram que era possível ganhar muito dinheiro com um blog”, disse ao jornal britânico “The Guardian”.

O empreendedor virtual atualmente tem mais de 30 mil inscritos em seu canal e vídeos que superam as 300 mil visualizações. Ele mantém também um perfil no Instagram. Não há publicidade ainda em nenhum dos canais.

Em sua apresentação, Yakut diz que pretende mostrar uma “Moscou que você nunca viu”. “Vou falar sobre minha vida de desabrigado na cidade. Onde comer de graça, dormir, se banhar, onde ir e o que ver”, diz o russo, que afirma ter 43 anos e viver há cinco nas ruas.

Um dos vídeos mostra Yakut se barbeando e lavando o cabelo em um banheiro público com uma pia em um shopping da capital russa. Na sequência, ele busca comida nas lixeiras.

Segundo a reportagem do “Guardian”, o sem-teto conta com a ajuda de outro homem, chamado Andrei Voodoo, para fazer as gravações. Porém, não há informações detalhadas sobre ele ou sobre como conseguiram o equipamento e as técnicas para a filmagem.

Algumas pessoas chegaram a questionar a veracidade de Yakut, mas ele insiste que realmente é mendigo e que “se parece tão arrumado, é porque precisa seguir um código de vestimenta para poder entrar em alguns lugares, como os banheiros do McDonald’s [rede de fast-food]”.

Veja um dos episódios (em russo):

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.