Saglana Salchak, de 5 anos, vive com os avós em área remota| Foto: Reprodução Siberian Times

Uma menina de 5 anos que percorreu quilômetros na região congelante da Sibéria para pedir ajuda para sua avó doente está sendo considerada heroína na república russa de Tuva.

CARREGANDO :)

Saglana Salchak vive com seus avós em uma fazenda remota na floresta de taiga, perto da fronteira com a Mongólia, a cerca de 20 quilômetros da vila mais perto e 8 quilômetros de seu vizinho mais próximo.

No mês passado, ela descobriu que sua avó de 60 anos não estava se movendo. Depois de falar com seu avô cego, a garota decidiu caminhar até a próxima propriedade rural para pedir socorro, de acordo com jornais locais.

Publicidade

Levando apenas uma caixa de fósforos caso tivesse que acender uma fogueira, Saglana caminhou sob uma temperatura de -34º C, com a neve atingindo a altura de seu peito.

A menina demorou várias horas para percorrer os 8 quilômetros. Por sorte, não ficou presa na neve ou se deparou com lobos que costumam atacar o gado de seus avós, destacou o jornal “Komsomolskaya Pravda”.

Saglana quase perdeu a casa de seus vizinhos em meio à vegetação rasteira, e teria passado se um deles não a tivesse visto. Eles ligaram para o pessoal médico da aldeia, mas quando chegaram à fazenda, descobriram que a avó tinha morrido de um ataque cardíaco.

A menina relatou ao Komsomolskaya Pravda que não teve medo de fazer a viagem sozinha pela floresta, embora tenha sentido frio e fome.

“Eu apenas andei, andei e cheguei lá”, contou Saglana.

Publicidade