Dois homens de Prince William County, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos foram detidos por dirigir embriagados em junho passado. Com eles foram encontradas notas de US$ 100 falsificadas. O mais curioso é que no dinheiro, uma cópia quase igual a nota real, havia a mensagem em espanhol "Billete de la suerte Alasitas", ou "Bilhete da Sorte Alasitas", em tradução. A polícia afirma que os homens podem ter utilizado as notas em lojas e mercados.
A polícia norte-americana descobriu que as notas falsas são distribuídas durante o festival de Alasitas, realizado anualmente no Peru e na Bolívia. Elas viajam pela América do Sul e já foram vistas até em cassinos. Não há interesse de fazer com que as notas pareçam ser verdadeiras, já que o número de série é o mesmo em todas elas e a mensagem de "bilhete da sorte" é bem visível. Algumas já foram vistas até no site de leilões eBay.
No momento da apreensão, o homem estava com três notas de US$ 100 com a mensagem, enquanto seu amigo estava com um bolo delas. A polícia vasculhou a casa do amigo do meliante e encontrou outras 59 notas idênticas.
Um porta-voz do Serviço Secreto norte-americano afirmou que já encontrou 125 notas como esta nos últimos anos no Federal Bank Reserve, o que significa que elas foram aceitas 125 vezes como dinheiro genuíno.