• Carregando...

Uma mensagem lançada dentro de uma garrafa no Mar Báltico há 101 anos foi recuperada por um pescador na cidade alemã de Kiel, e entregue à neta do remetente em Berlim, afirmou o Museu Marítimo Internacional, em Hamburgo.

"Essa é certamente a primeira vez que uma mensagem tão antiga é encontrada, especialmente com a garrafa ainda intacta", contou Holger von Neuhoff, do Museu de Hamburgo.

Encontrada há mais de três quilômetros de do farol de Kiel, no Norte da Alemanha, a garrafa foi recuperada pelo pescador Konrad Fischer, que pensou em devolvê-la ao mar, quando percebeu a mensagem escrita em um cartão-postal dinamarquês. Na mensagem, Richard Platz, o filho de um padeiro, pedia que a mensagem fosse enviada a seu endereço em Berlim.

Especialistas do museu compararam a caligrafia da mensagem com antigas cartas de Platz e confirmaram a autenticidade do documento.

Pesquisadores do museu conseguiram não apenas identificar o autor, mas também encontrar sua neta, Angela Erdmann, 62, que teve a chance de segurar a garrafa na última semana.

"Foi quase inacreditável. Lágrimas correram pelo meu rosto", contou Erdmann, que não chegou a conhecer o avô, morto em 1946, e que recorreu a antigos álbuns de família para saber mais sobre o autor da mensagem, um social-democrata com gosto pela leitura.

A garrafa ficará exposta no museu de Hamburgo até 1º de maio, quando então será entregue a especialistas que tentarão decifrar o resto da mensagem que se tornou ilegível com o tempo.

Até então, a mensagem engarrafada mais antiga do mundo datava de 1914, e havia passado 98 anos no mar até ser resgatada das águas da Escócia, em 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]