Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Merkel a Hollande: é preciso tomar "as decisões necessárias"

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta terça-feira (8) ao presidente eleito da França, François Hollande, que os dois países, motores da economia da Eurozona, devem tomar "as decisões necessárias" para resolver a crise da dívida no bloco.

"Cabe a nós tomar as decisões necessárias para a União Europeia e a Eurozona, para preparar o futuro de nossas sociedades, preservar e impulsionar sua prosperidade de forma sustentável", afirmou Merkel, em uma mensagem dirigida a Hollande e comunicada por seu gabinete.

"Envio minhas mais sinceras felicitações por sua eleição como presidente da França. Você assumirá suas funções cheias de responsabilidade em um momento de grandes desafios", afirma a mensagem enviada pelo chanceler.

"Estou certa de que nossa cooperação irá fortalecer e aprofundar a amizade tradicionalmente boa e profunda entre nossos dois povos, na perspectiva do 50º aniversário do Tratado do Eliseu", assinado em janeiro de 1963 entre França e Alemanha para selar sua reconciliação após a guerra, acrescenta o texto da chefe do governo alemão.

"Eu me alegro de estar ao seu lado assumindo nossa responsabilidade comum em favor da Europa", concluiu Merkel.

Hollande se reunirá com Merkel em Berlim no dia 16 de maio, um dia depois de sua posse. Os dois dirigentes têm visões diferentes sobre a política econômica da Europa contra a crise.

Hollande aposta em renegociar o pacto fiscal assinado por 25 países europeus e impulsionado sobretudo pela Alemanha, para acrescentar a ele um capítulo sobre medidas que estimulem o crescimento.

Merkel afirma estar disposta a falar destas medidas a favor do crescimento, mas em nenhum caso a renegociar o pacto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.