A chanceler alemã e atual presidente da União Européia (UE), Angela Merkel, agradeceu hoje ao presidente francês, Jacques Chirac, por sua contribuição à integração européia, em uma pequena homenagem de despedida.
Merkel recebeu Chirac com honras militares, em um breve ato oficial, após o qual estava programado um jantar.
Chirac afirmou sentir-se "emocionado" em poder realizar sua última viagem oficial à Alemanha.
"A amizade franco-alemã permitiu criar a paz e garantir a democracia na Europa", assinalou o presidente, ressaltando que "o entendimento entre os dois países é a base da integração européia".
Merkel agradeceu a Chirac por todos os anos de cooperação entre ambos os Governos, que "facilitaram muito seu trabalho como chanceler".
Ela ressaltou ainda o empenho de Chirac na reconciliação germânico-francesa, "sem a qual a reunificação alemã nunca teria sido possível".
Como última homenagem, Merkel ofereceu as honras militares com a brigada franco-alemã e não, como é habitual nas visitas oficiais, utilizando um batalhão do Ministério da Defesa.
Durante seus doze anos na Presidência francesa, Chirac visitou a Alemanha em 32 ocasiões.
Seu segundo mandato será concluído em 16 de maio, dia em que assumirá o cargo o vencedor do segundo turno, que será realizado no domingo, e é disputado entre a socialista Ségolène Royal e o conservador Nicolas Sarkozy.