A chanceler alemã e atual presidente da União Européia (UE), Angela Merkel, agradeceu hoje ao presidente francês, Jacques Chirac, por sua contribuição à integração européia, em uma pequena homenagem de despedida.
Merkel recebeu Chirac com honras militares, em um breve ato oficial, após o qual estava programado um jantar.
Chirac afirmou sentir-se "emocionado" em poder realizar sua última viagem oficial à Alemanha.
"A amizade franco-alemã permitiu criar a paz e garantir a democracia na Europa", assinalou o presidente, ressaltando que "o entendimento entre os dois países é a base da integração européia".
Merkel agradeceu a Chirac por todos os anos de cooperação entre ambos os Governos, que "facilitaram muito seu trabalho como chanceler".
Ela ressaltou ainda o empenho de Chirac na reconciliação germânico-francesa, "sem a qual a reunificação alemã nunca teria sido possível".
Como última homenagem, Merkel ofereceu as honras militares com a brigada franco-alemã e não, como é habitual nas visitas oficiais, utilizando um batalhão do Ministério da Defesa.
Durante seus doze anos na Presidência francesa, Chirac visitou a Alemanha em 32 ocasiões.
Seu segundo mandato será concluído em 16 de maio, dia em que assumirá o cargo o vencedor do segundo turno, que será realizado no domingo, e é disputado entre a socialista Ségolène Royal e o conservador Nicolas Sarkozy.
Sob comando de Lula, dívida bruta brasileira supera R$ 9 trilhões pela primeira vez na história
“Nunca houve um caso sequer adverso de transgênicos”, diz presidente da CTNBio
Programador fã de Olavo de Carvalho cria protocolo de rede social anticensura
Quando Ronald Reagan venceu a eleição fazendo uma simples pergunta