O apoio ao quarto mandato de Angela Merkel como chanceler da Alemanha diminuiu às vésperas das conversas que podem definir uma coalizão de governo, segundo mostrou o jornal “Die Welt”.
A publicação alemã divulgou uma pesquisa do instituto YouGov nesta quarta-feira (27) afirmando que quase metade da população (47%) espera que Merkel não cumpra seu mandato até 2021 —ela ocupa o cargo desde novembro de 2005.
Em outubro deste ano, um mês após as eleições gerais da Alemanha, o mesmo instituto publicou estudo no qual 36% dos alemães manifestaram desejo de renúncia da chanceler. Na ocasião, 44% era a favor da permanência de Merkel —agora o índice é de 36%.
A sigla da chanceler alemã, a União Cristã-Democrata, iniciará negociação com o Partido Social Democrata (SPD) sobre a formação de um novo governo a partir do dia 7 de janeiro.
Representantes das duas legendas se encontraram na quarta-feira da semana passada (20) e disseram ter tido "uma boa discussão em uma atmosfera confiável".
Trata-se da melhor chance de Merkel manter seu quarto mandato como chanceler, depois que as conversas com os Verdes e o FDP (liberais) fracassaram.