Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alemanha

Merkel vence com folga eleição na Alemanha

Primeira-ministra e líder da União Democrata Cristã (CDU), Angela Merkel comemora após resultado das votações neste domingo (22) | REUTERS/Fabrizio Bensch
Primeira-ministra e líder da União Democrata Cristã (CDU), Angela Merkel comemora após resultado das votações neste domingo (22) (Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch)

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, obteve uma grande vitória pessoal nas eleições legislativas do país deste domingo. A União Democrata-Cristã da chanceler e a União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU) somaram 41,5% dos votos, um claro aumento frente a 33,8% de 2009.

"Este é um super resultado", disse Merkel a partidários. "Faremos tudo o que pudermos nos próximos quatro anos juntos para torná-los anos de sucesso para a Alemanha."

Houve uma amarga decepção para seu aliado, o Partido Democrático Liberal (FDP), que não obteve votos suficientes para ter cadeiras no Parlamento.

O segundo maior partido alemão, o centro-esquerdista Social-Democrata (SPD), sofreu o seu segundo pior resultado desde a Segunda Guerra Mundial, atingindo apenas 25,7%, depois de uma campanha cheia de gafes liderada pelo ex-ministro das Finanças Peer Steinbrueck.

Apesar da vitória retumbante, o terceiro mandato de Merkel não será fácil. "Ela vai ter que prestar muito mais atenção às pessoas em seu próprio partido, por exemplo aqueles que votaram contra os resgates gregos", disse um analista político da Universidade Livre de Berlim, Carsten Koschmieder.

O presidente francês, François Hollande, um socialista que esperava uma forte presença do SPD na eleição, foi rápido em cumprimentar Merkel pela vitória. Por telefone, ele convidou a primeira-ministra a visitar Paris após a formação do novo governo, de acordo com a Presidência francesa.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que preside as cúpulas da União Europeia, disse em mensagem de felicitações a Merkel: "Estou confiante de que a Alemanha e seu novo governo vão continuar o seu compromisso e contribuição para a construção de uma Europa pacífica e próspera a serviço de todos os seus cidadãos."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.