Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América Central

Mesmo sem maioria, Brasil quer ver René Préval proclamado presidente

Brasília (Folhapress) – A proclamação do candidato René Préval como novo presidente do Haiti é a "melhor solução" para a situação do país, segundo avaliação do governo brasileiro. A informação é do assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, os embaixadores dos países envolvidos na crise do Haiti estiveram reunidos ontem para tentar buscar uma fórmula que, "respeitada a legalidade, possa, de certa maneira, precipitar a proclamação de Préval" como presidente. "O governo brasileiro está muito preocupado com a situação, temendo que possa haver uma deterioração maior", disse Garcia, referindo-se ao desdobramento das eleições, marcada por denúncias de irregularidades.

A proposta que a comunidade internacional discute no Haiti, segundo Garcia, é a de convencer os demais candidatos a reconhecer a sua derrota no primeiro turno, diante da grande diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocados (de 49,5% contra 12%).

Jeitinho

Também estaria em discussão a possibilidade de que o comitê eleitoral não considere os votos brancos e nulos, o que daria maioria a Préval. Questionado sobre o viés antidemocrático desses procedimentos, justamente quando se tenta restabelecer a democracia no país, Garcia disse essa terá que ser uma decisão "soberana" do Haiti.

"O governo brasileiro quer mudar as regras do jogo. Estamos fazendo uma consideração de natureza política. Esse é um problema que somente os haitianos podem resolver", disse o assessor, ao comentar que essa decisão precisaria ser tomada com base no entendimento das forças políticas do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.