Um vídeo falso que mostra o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fazendo um discurso de rendição à Rússia começou a circular na internet nesta quarta-feira (16), o que levou a Meta, proprietária do Facebook e Instagram, a divulgar uma mensagem para informar que estava retirando publicações com as imagens das suas plataformas.
No vídeo, Zelensky fala do púlpito presidencial, admite as condições impostas pela Rússia e exorta os ucranianos a depor suas armas.
Entretanto, é possível perceber claramente diferenças no tom de pele do pescoço e do rosto do presidente e pixelização na região da cabeça. Além disso, segundo a Reuters, pessoas que falam ucraniano desconfiaram do sotaque de Zelensky no vídeo.
Nathaniel Gleicher, diretor de política de segurança na Meta, anunciou no Twitter a remoção do vídeo das plataformas da empresa.
“Hoje cedo, nossas equipes identificaram e removeram um vídeo fake alegando mostrar o presidente Zelensky emitindo uma declaração que ele nunca fez. Esse vídeo apareceu em um site apontado como não confiável e depois começou a ser espalhado pela internet”, relatou.
“Analisamos e removemos rapidamente este vídeo por violar nossa política contra mídias manipuladas enganosas e notificamos nossos colegas de outras plataformas”, acrescentou Gleicher.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião