Apenas cerca de metade dos americanos têm alta confiança de que os votos nas próximas eleições de meio de mandato - que acontecem em 8 de novembro - serão contados com precisão, de acordo com uma nova pesquisa da Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, divulgada pela agência APNews.
Apenas 9% dos adultos dos Estados Unidos acham que a democracia está funcionando “extremamente” ou “muito bem”, enquanto 52% dizem que "não está funcionando bem". Este ano, 68% dos republicanos se sentem assim, em comparação com 32% há dois anos. A parcela de democratas com uma visão pessimista sobre como a democracia está funcionando nos EUA caiu de 63% para 40%.
O "desespero geral" citado pela agência sobre a democracia é decorrente de décadas de crescente polarização em todo o país, desde as disputas presidenciais e parlamentares até as disputas locais, como as disputas para conselhos escolares.
No geral, um quarto dos adultos dos EUA – incluindo porcentagens semelhantes de republicanos e democratas – dizem estar otimistas sobre a forma como os líderes são escolhidos, enquanto 43% dizem ser pessimistas. Outros 31% não opinaram.
A pesquisa AP-NORC também destacou que um grande segmento de republicanos (58%) acredita que a eleição de Biden não foi legítima. O novo resultado está um pouco abaixo dos 66% de julho de 2021.
O levantamento também mostra que 47% dos americanos dizem ter “muito” ou “bastante” confiança de que os votos nas eleições de meio de mandato de 2022 serão contados com precisão. A segurança é maior entre os democratas, 74% dos quais dizem estar altamente confiantes. Do lado republicano, a confiança nas eleições é mista: 25% têm alta confiança, 30% têm confiança moderada e 45% têm pouca ou nenhuma confiança.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares