Um meteoro de mais de cinco metros atingiu a Terra no começo de fevereiro, informou a Nasa por uma página que registra este tipo de evento. A rocha espacial caiu a cerca de mil quilômetros da costa brasileira, no Oceano Atlântico, mas sem deixar feridos, diz a agência norte-americana.
Foi o maior impacto deste tipo de objeto espacial desde o meteoro que caiu na cidade russa de Cheliabinski, em 2013, causando destruição e ferindo cerca de mil pessoas.
Segundo a Nasa, a rocha tinha de cinco a sete metros e queimou a uma altura de 30 quilômetros no fim da manhã do dia 6 deste mês. Estima-se que isso tenha liberado uma energia equivalente a 13 mil toneladas de TNT. Pode parecer muito, mas é bem tímido se comparado com a explosão do meteoro russo, que teve uma potência de 500 mil toneladas de TNT.
Especialistas também amenizam a queda. Segundo cientistas, ainda que a explosão tivesse acontecido em espaço aéreo sobre área habitada, os estragos seriam pequenos (vidros quebrados e pessoas feridas por conta dos estilhaços).
Estima-se que 30 objetos deste tipo caiam na Terra por ano, a maioria nos oceanos.