Ciudad del Este O Ministério Público paraguaio suspeita que os árabes radicados na tríplice fronteira estejam usando o hawala método informal de pagamentos para mascarar as remessas de dinheiro para o exterior. O hawala é um sistema de pagamento no qual uma pessoa entrega uma quantidade de dinheiro a outra e será recompensado por um aporte similar, independente do local onde esteja. O contato pode ser feito por meio de aperto de mão, telefone ou códigos combinados, sem deixar pistas. Dessa forma é quase impossível autoridades rastrearem o percurso do dinheiro.
Para o procurador Luis Muniagurria, após as autoridades terem identificado o esquema de envio de dinheiro via contas CC-5, os árabes podem estar adotando de forma mais freqüente esse meio para enviar dinheiro ao exterior para assim não deixarem rastros e não serem identificados. "Esse é o sistema que eles podem estar usando. Há uma relação de muita confiança entre os árabes e a palavra vale mais que qualquer coisa", diz.
O hawala não é algo novo no mundo. Também chamada de hundi, no Paquistão e Afeganistão, e de chop na China, a operação está registrada em papirus egípcios.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast