Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

México: 49 pessoas foram sequestradas por dia em 2011

Uma média diária de 49 pessoas foram sequestradas no México neste ano, com um notável aumento em relação às vítimas de 2010, informou neste sábado a organização não-governamental Conselho para a Lei e Direitos Humanos (CLDH).

Os dados da ONG indicam que durante 2011 foram registrados no país um total de 17.889 sequestros, 32% mais que o número do ano anterior (13.505 casos).

"Cabe ressaltar que a denúncia formal às autoridades manteve uma taxa de uma a cada dez casos", afirmou o presidente do CLDH, Fernando Ruiz, em entrevista à Agência Efe por e-mail.

O número divulgado não inclui o sequestro relâmpago, que dura algumas horas e só na capital mexicana são cometidos centenas desse tipo de crime diariamente, na maioria dos casos com a cumplicidade de taxistas, segundo o CLDH.

Esta organização foi fundada em 1991 e se especializou na assistência a vítimas de sequestros e extorsão, assim como na investigação de casos de corrupção dentro das forças de segurança.

O CLDH também frisou que as quadrilhas de sequestradores aumentaram o uso de tecnologia para cometer seus delitos, e existem casos nos quais a negociação entre criminosos e familiares das vítimas aconteceu fora do país.

"Ou seja, algumas quadrilhas de sequestradores têm influência em nível internacional, o que torna impossível sua captura e só conseguimos uma identificação parcial de seus membros", acrescentou a ONG.

A organização denunciou também que aumentou a participação de policiais e militares em sequestros, de 70% dos casos no primeiro semestre de 2011 para 80% no segundo semestre.

"Seu grau de participação vai desde o vazamento de informação do perfil da vítima e proteção durante o processo de sequestro até a realização direta dos sequestros", detalhou o presidente da CLDH.

Segundo relatórios oficiais, um terço dos sequestradores que são presos pela Polícia Federal do México tem vínculos com grupos de narcotraficantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.